Passo 4. Crie uma visão compartilhada
CAIO ESTEVES 12.24
Crie junto à comunidade e stakeholders a visão que orientará as ações do lugar.
Crie uma visão compartilhada
“Uma visão de futuro ajuda a alinhar expectativas,estabelecer estratégias, objetivos e, tão importante quanto, métricas de sucesso.” 1
Antes de tudo, uma visão compartilhada entre a comunidade e os stakeholders é essencial para alinhar esforços em uma única direção. Com isso, otimizamos o investimento de recursos e energia em uma ideia já pactuada pela comunidade. Essa visão torna-se capaz de orientar todas as ações, do planejamento urbano ao desenvolvimento econômico, passando pelo marketing e até pelo design.
Vale destacar que não estamos falando de algo semelhante à visão e missão tradicionais do marketing. Em muitos casos, esses conceitos apenas enfeitam recepções de empresas. Ou são compostos por termos genéricos, ou expressam uma arrogância inalcançável. Em alguns casos, pior ainda: ninguém entende o que significam ou por que estão ali.
A visão no Placemaking.ID® é a manifestação da Ideia central da marca-lugar, sendo ela o conceito que materializará essa ideia central no ambiente urbano, compartilhado, comum. É a partir da ideia central que alinhamos a visão pela qual o lugar se organizará, a sua promessa, singularidade e diferenciação. É através da visão que o lugar cumpre o seu propósito e concretiza sua promessa.
Vale lembrar que falar em visão é falar em identidade e vocação, nem todos os sonhos são possíveis em todos os lugares, é preciso uma análise criteriosa levando em conta viabilidade e impacto.

Lembre-se:
- Se a visão não for compartilhada, ela não passa de uma ideia.
- Fuja da armadilha dos modismos, o que pode ser tendência de mercado hoje, pode não fazer nenhum sentido para o seu lugar, nem hoje, e nem no futuro.
Texto Extraído do Site: Bloom Consulting Journal.
Foto de Capa: Caio Esteves.
Se você está pensando em como tornar seu lugar mais preparado para o futuro, com estratégia, identidade e participação real, podemos começar essa conversa. Saiba mais sobre a N/ Lugares Futuros ou entre em contato.