Região do Queijo do Serro – MG

Duas pessoas colam e organizam post-its cor-de-rosa e azuis com anotações em um painel colaborativo sobre formas de atender às necessidades da região.

Projeto inédito de place branding para uma região envolvendo 11 cidades do interior de Minas Gerais que compõem o saber-fazer do queijo artesanal do Serro, que recentemente ganhou o selo de indicação geográfica.

O desafio era entender o que mais, além do queijo, poderia unir as 11 cidades, os principais ativos de cada uma delas e como cada cidade poderia contribuir para um posicionamento sólido e coletivo de uma região que não é delimitada pela geografia, mas sim por uma herança cultural ancestral. 

O projeto de engajamento contou com workshops de cocriação nas 11 cidades, foram dezenas de quilômetros rodados que enriqueceram a estratégia para a região com o objetivo de minimizar a dependência da mineração, atrair novos talentos, fomentar o turismo e novas oportunidades de negócios. 

O plano estratégico foi baseado na exploração de cenários futuros, para então entender quais e quantos projetos poderiam atender a esses diferentes contextos.

Parque Bom Jardim – MG

Jovem realizando manobra de skate no ar em pista de skate ao ar livre, com outras pessoas praticando esportes ao fundo.

Projeto de placemaking para a Praça do Bairro Bom Jardim em Juiz de Fora. A praça, localizada em um bairro da zona Leste da cidade, tem uma área semelhante ao parque central da cidade, o Parque Halfeld. A ideia dos empreendedores foi qualificar a praça como forma de conectar a comunidade do bairro aos futuros novos moradores; ou seja, diferente dos clubes superequipados dentro de muros, esse “lugar de lazer” seria para toda a comunidade, entendendo o novo empreendimento como parte da comunidade. Foi realizado um processo de engajamento profundo das diversas subculturas: skatistas, bikers, famílias, atletas, entre outros. O processo coletivo resultou em um projeto de ativação e usos diversos que impactaram positivamente na dinâmica do bairro e região.