Poços de Caldas – MG

Fomos contratados pelo Sebrae MG para desenvolver o projeto de City Branding para Poços de Caldas, no sudoeste de Minas Gerais. 

A cidade que faz parte da memória afetiva das famílias brasileiras precisava de redescobrir e esse foi o grande desafio. 

Foram meses de uma imersão profunda, de revisitas ao passado e exploração dos futuros, junto com uma comunidade que nos acolheu e participou ativamente dos processos de cocriação, para a construção de uma estratégia baseada na singularidade e autenticidade de Poços de Caldas. E principalmente na materialização de plano estratégico que marca um novo momento do turismo e de desenvolvimento da  cidade ao mesmo tempo que fomenta o orgulho e o senso de pertencimento de seus moradores. 

Golf Urban Resort – SC

Projeto para um imponente empreendimento na cidade de Porto Belo, no estado de Santa Catarina. A região é conhecida como Costa Esmeralda, formada pelas cidades de Porto Belo, Bombinhas e Itapema. São aproximadamente 60 quilômetros de litoral de águas cristalinas. Porto Belo também se destaca por sua localização estratégica em um dos eixos logísticos mais importantes do Brasil.

Jaguariúna – SP

Projeto para construção de posicionamento de um novo bairro planejado na cidade de Jaguariúna, no interior paulista. O empreendimento a ser desenvolvido em uma antiga fazenda tinha como desafio entender como o bairro poderia oferecer uma nova centralidade para a cidade, integrando a cultura e a dinâmica local.

Fazenda Santa Inês – MS

Pessoas montando maquete de cidade com peças de LEGO, incluindo árvores, casas e personagens.

Projeto para construção de posicionamento para o desenvolvimento de um novo bairro planejado em Campo Grande. O desafio desse projeto é que a área do empreendimento está localizada em um novo vetor de desenvolvimento da cidade, ainda não percebido como nobre, por estar rodeado de bairros mais estigmatizados. Era preciso entender como construir um novo destino sem segregar a comunidade já existente.

São Miguel do Gostoso – RN

Projeto de place branding e placemaking para um novo empreendimento à beira-mar em uma área nobre da cidade de São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte. O desafio desse projeto era entender como mais um empreendimento na cidade poderia enaltecer e responder aos anseios dos novos comportamentos sem deixar de lado a cultura e a autenticidade do lugar, que já conta com um processo de amplo desenvolvimento turístico.

Convida – PE

Praça pública com pessoas caminhando, criança brincando em escultura de jacaré e homem jogando bola, em ambiente arborizado.

Projeto de posicionamento e ativação de marca para um novo empreendimento em Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana de Recife. Um projeto desafiador que previa o desenvolvimento em uma área menos privilegiada do município. O desafio foi entender como promover a inclusão e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento da região.

“O nosso sentimento com relação ao trabalho da Bloom é que ele é o trabalho que é a liga entre as ciências humanas e ciências exatas, e é essa liga que dá forma ao placemaking”

Tony Vasconcelos 

Vila Carnaúba – Preá, CE

A Holding, por meio da empresa Urban Systems, nos contratou para elaborar um diagnóstico focado na Praia do Preá e região para o desenvolvimento de um projeto imobiliário de grande porte no destino, que há anos vem se consolidando como parada obrigatória para os amantes do kite surf.

Cantares – RN

Vista urbana com cruz de madeira em destaque, rua movimentada ao fundo e fachada de igreja histórica à direita sob céu nublado.

Projeto de place branding e placemaking para um bairro planejado em São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. O desafio era construir o posicionamento do novo bairro localizado a poucos quilômetros do Aeroporto de Natal, na cidade vizinha à capital.

No diagnóstico, ficou claro que a dinâmica de comportamento que deveríamos entender profundamente estava intimamente ligada à zona norte de Natal, que, por sua vez, tem um perfil completamente diferente da turística e famosa zona sul da capital. A partir daí, toda a estratégia focou em entender como esse comportamento e cultura peculiares deveriam ser contemplados e valorizados no novo bairro.

“Entender profundamente a cidade onde será desenvolvido um empreendimento imobiliário é essencial para o sucesso desse empreendimento. E Caio, Mariane e todo o time conseguem mergulhar nesse contexto e nos dar toda a estratégia para a implantação de um empreendimento que esteja integrado com a cidade onde está inserido e que seja o desejo que quem vive no lugar”

Moisés de Castro 

Bragança Paulista – SP

Grupo de pessoas sentado em volta de uma mesa montando peças de LEGO em atividade colaborativa.

Projeto de place branding e placemaking que teve o desafio de criar um novo destino na cidade do interior paulista. A área estava localizada em um novo vetor de crescimento e o desafio era pensar além de um simples empreendimento imobiliário; era necessário pensar em um novo bairro, integrado com a cidade e com a natureza.

“O desenvolvimento de grandes glebas sempre é um desafio, especialmente aquelas que estão inseridas no contexto urbano. Através dos estudos de Place Branding e Placemaking, a BLOOM teve um papel muito importante nos auxiliar nessa trajetória de definição de diretrizes conceituais e de materialização para melhor ocupação do espaço público, atratividades e comunicação. Toda nossa equipe e os terrenistas hoje estamos muito mais seguros com tudo que estamos desenvolvendo com base nas premissas estabelecidas pela BLOOM. Foi um trabalho marcante e determinante para o sucesso do nosso empreendimento.”

Rafael Roriz- Teriva

Parque Bom Jardim – MG

Projeto de placemaking para a Praça do Bairro Bom Jardim em Juiz de Fora. A praça, localizada em um bairro da zona Leste da cidade, tem uma área semelhante ao parque central da cidade, o Parque Halfeld. A ideia dos empreendedores foi qualificar a praça como forma de conectar a comunidade do bairro aos futuros novos moradores; ou seja, diferente dos clubes superequipados dentro de muros, esse “lugar de lazer” seria para toda a comunidade, entendendo o novo empreendimento como parte da comunidade. Foi realizado um processo de engajamento profundo das diversas subculturas: skatistas, bikers, famílias, atletas, entre outros. O processo coletivo resultou em um projeto de ativação e usos diversos que impactaram positivamente na dinâmica do bairro e região.