Fazenda Santa Inês – MS

Projeto para construção de posicionamento para o desenvolvimento de um novo bairro planejado em Campo Grande. O desafio desse projeto é que a área do empreendimento está localizada em um novo vetor de desenvolvimento da cidade, ainda não percebido como nobre, por estar rodeado de bairros mais estigmatizados. Era preciso entender como construir um novo destino sem segregar a comunidade já existente.

Macacos – Nova Lima, MG

Projeto para o posicionamento e ativação de marca do distrito de Nova Lima, localizado a 26 quilômetros de Belo Horizonte. Um distrito peculiar, cercado de natureza e com uma dinâmica própria, com grande potencial turístico. O desafio estava justamente em qualificar esse turismo e como, no futuro, ele poderia ser sustentável e antifrágil.

“Contratamos a Bloom para realizar o Place Branding de nosso distrito, São Sebastião das Águas Claras, mais conhecido como Macacos. Enfrentamos uma situação muito difícil a partir do acionamento de sirenes de barragens de rejeitos, o que levou à deterioração acelerada das atividades locais. Após dialogar com a comunidade definimos o curso de ação de reorganizar a identidade e o posicionamento do distrito turístico e o Place Branding foi o caminho mais bem avaliado.

Eu já conhecia a Bloom de outras interações e mesmo assim o trabalho tem superado as expectativas e atingido um nível realmente excepcional. Caio, Mariane e equipe entregam não apenas competência técnica ímpar, mas também muita empatia e uma forma única de abordar as pessoas que vem transformando todo o contexto. 

Nosso cenário é de desalinhamento de interesses e a Bloom vem sendo fundamental para abrir o diálogo, ocorre que o apontamento de caminhos possíveis também vem suplantando a sensação de cansaço frente às iniciativas frustradas de articulação da governança local.

Estou muito esperançoso pelo futuro e grato pela parceria com a Bloom!”

Vinicius Quintão – Prefeitura de Nova Lima

Região do Queijo do Serro – MG

Projeto inédito de place branding para uma região envolvendo 11 cidades do interior de Minas Gerais que compõem o saber-fazer do queijo artesanal do Serro, que recentemente ganhou o selo de indicação geográfica.

O desafio era entender o que mais, além do queijo, poderia unir as 11 cidades, os principais ativos de cada uma delas e como cada cidade poderia contribuir para um posicionamento sólido e coletivo de uma região que não é delimitada pela geografia, mas sim por uma herança cultural ancestral. 

O projeto de engajamento contou com workshops de cocriação nas 11 cidades, foram dezenas de quilômetros rodados que enriqueceram a estratégia para a região com o objetivo de minimizar a dependência da mineração, atrair novos talentos, fomentar o turismo e novas oportunidades de negócios. 

O plano estratégico foi baseado na exploração de cenários futuros, para então entender quais e quantos projetos poderiam atender a esses diferentes contextos.

Uberaba – MG

Sebrae e Prefeitura de Uberaba nos contrataram para construir a marca-cidade  e o plano de desenvolvimento estratégico para a importante cidade do Triângulo Mineiro. A cidade já é reconhecida como Terra de Gigantes (por conta de Chico Xavier, o boi Zebu e dinossauros) e o desafio era justamente encontrar novos vetores capazes de atrair mais visitantes e reter e atrair talentos.

Soudah – Arábia Saudita

Projeto desenvolvido enquanto Bloom Brasil, em parceria com a Bloom Global, para um plano de experiências no espaço público, dentro de uma estratégia maior de place branding.

São Miguel do Gostoso – RN

Projeto de place branding e placemaking para um novo empreendimento à beira-mar em uma área nobre da cidade de São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte. O desafio desse projeto era entender como mais um empreendimento na cidade poderia enaltecer e responder aos anseios dos novos comportamentos sem deixar de lado a cultura e a autenticidade do lugar, que já conta com um processo de amplo desenvolvimento turístico.

Convida – PE

Projeto de posicionamento e ativação de marca para um novo empreendimento em Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana de Recife. Um projeto desafiador que previa o desenvolvimento em uma área menos privilegiada do município. O desafio foi entender como promover a inclusão e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento da região.

“O nosso sentimento com relação ao trabalho da Bloom é que ele é o trabalho que é a liga entre as ciências humanas e ciências exatas, e é essa liga que dá forma ao placemaking”

Tony Vasconcelos 

Jaguariúna – SP

Projeto para construção de posicionamento de um novo bairro planejado na cidade de Jaguariúna, no interior paulista. O empreendimento a ser desenvolvido em uma antiga fazenda tinha como desafio entender como o bairro poderia oferecer uma nova centralidade para a cidade, integrando a cultura e a dinâmica local.

Cantares – RN

Projeto de place branding e placemaking para um bairro planejado em São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. O desafio era construir o posicionamento do novo bairro localizado a poucos quilômetros do Aeroporto de Natal, na cidade vizinha à capital.

No diagnóstico, ficou claro que a dinâmica de comportamento que deveríamos entender profundamente estava intimamente ligada à zona norte de Natal, que, por sua vez, tem um perfil completamente diferente da turística e famosa zona sul da capital. A partir daí, toda a estratégia focou em entender como esse comportamento e cultura peculiares deveriam ser contemplados e valorizados no novo bairro.

“Entender profundamente a cidade onde será desenvolvido um empreendimento imobiliário é essencial para o sucesso desse empreendimento. E Caio, Mariane e todo o time conseguem mergulhar nesse contexto e nos dar toda a estratégia para a implantação de um empreendimento que esteja integrado com a cidade onde está inserido e que seja o desejo que quem vive no lugar”

Moisés de Castro 

Bragança Paulista – SP

Projeto de place branding e placemaking que teve o desafio de criar um novo destino na cidade do interior paulista. A área estava localizada em um novo vetor de crescimento e o desafio era pensar além de um simples empreendimento imobiliário; era necessário pensar em um novo bairro, integrado com a cidade e com a natureza.

“O desenvolvimento de grandes glebas sempre é um desafio, especialmente aquelas que estão inseridas no contexto urbano. Através dos estudos de Place Branding e Placemaking, a BLOOM teve um papel muito importante nos auxiliar nessa trajetória de definição de diretrizes conceituais e de materialização para melhor ocupação do espaço público, atratividades e comunicação. Toda nossa equipe e os terrenistas hoje estamos muito mais seguros com tudo que estamos desenvolvendo com base nas premissas estabelecidas pela BLOOM. Foi um trabalho marcante e determinante para o sucesso do nosso empreendimento.”

Rafael Roriz- Teriva