Poços de Caldas – MG

Pessoa conversando com um senhor em um terminal de ônibus durante uma atividade de escuta pública com painéis de post-its ao fundo.

Fomos contratados pelo Sebrae MG para desenvolver o projeto de City Branding para Poços de Caldas, no sudoeste de Minas Gerais. 

A cidade que faz parte da memória afetiva das famílias brasileiras precisava de redescobrir e esse foi o grande desafio. 

Foram meses de uma imersão profunda, de revisitas ao passado e exploração dos futuros, junto com uma comunidade que nos acolheu e participou ativamente dos processos de cocriação, para a construção de uma estratégia baseada na singularidade e autenticidade de Poços de Caldas. E principalmente na materialização de plano estratégico que marca um novo momento do turismo e de desenvolvimento da  cidade ao mesmo tempo que fomenta o orgulho e o senso de pertencimento de seus moradores. 

Gramado – RS

Pessoas colando post-its coloridos em painel durante oficina colaborativa da N/ LF.

Um dos principais destinos turísticos do Brasil nos contratou, por meio da secretaria de turismo, para desenvolver uma estratégia para uma Gramado à prova de futuro. 

Uma cidade com números positivos e turismo consolidado,  de referência nacional e internacional,  teve a inquietude necessária para mais uma vez ser o primeiro destino brasileiro a  apostar em uma uma abordagem inédita no país: a nossa  metodologia Place Strategic Foresight©, baseada na exploração de  cenários futuros para construir uma  visão de longo prazo e  desenhar uma cidade antifrágil, dinâmica e conectada com sua singularidade. 

Foram oito meses de um trabalho intenso e profundo que envolveu e contou com a participação de milhares de moradores e turistas.

Região do Queijo do Serro – MG

Duas pessoas colam e organizam post-its cor-de-rosa e azuis com anotações em um painel colaborativo sobre formas de atender às necessidades da região.

Projeto inédito de place branding para uma região envolvendo 11 cidades do interior de Minas Gerais que compõem o saber-fazer do queijo artesanal do Serro, que recentemente ganhou o selo de indicação geográfica.

O desafio era entender o que mais, além do queijo, poderia unir as 11 cidades, os principais ativos de cada uma delas e como cada cidade poderia contribuir para um posicionamento sólido e coletivo de uma região que não é delimitada pela geografia, mas sim por uma herança cultural ancestral. 

O projeto de engajamento contou com workshops de cocriação nas 11 cidades, foram dezenas de quilômetros rodados que enriqueceram a estratégia para a região com o objetivo de minimizar a dependência da mineração, atrair novos talentos, fomentar o turismo e novas oportunidades de negócios. 

O plano estratégico foi baseado na exploração de cenários futuros, para então entender quais e quantos projetos poderiam atender a esses diferentes contextos.

Uberaba – MG

Sala com pessoas sentadas em mesas em formato de oficina, assistindo à apresentação de uma mulher que aponta para um slide projetado na parede, com banner escrito 'Uberaba' ao fundo.

Sebrae e Prefeitura de Uberaba nos contrataram para construir a marca-cidade  e o plano de desenvolvimento estratégico para a importante cidade do Triângulo Mineiro. A cidade já é reconhecida como Terra de Gigantes (por conta de Chico Xavier, o boi Zebu e dinossauros) e o desafio era justamente encontrar novos vetores capazes de atrair mais visitantes e reter e atrair talentos.