Mariana – MG

O desafio principal era entender exatamente o que distinguia Mariana das outras cidades históricas de Minas e, ao mesmo tempo, como juntas poderiam ser ainda mais potentes. O projeto de engajamento contou com a ampla participação da comunidade em pontos estratégicos da cidade e seus distritos.

Macacos – Nova Lima, MG

Projeto para o posicionamento e ativação de marca do distrito de Nova Lima, localizado a 26 quilômetros de Belo Horizonte. Um distrito peculiar, cercado de natureza e com uma dinâmica própria, com grande potencial turístico. O desafio estava justamente em qualificar esse turismo e como, no futuro, ele poderia ser sustentável e antifrágil.

“Contratamos a Bloom para realizar o Place Branding de nosso distrito, São Sebastião das Águas Claras, mais conhecido como Macacos. Enfrentamos uma situação muito difícil a partir do acionamento de sirenes de barragens de rejeitos, o que levou à deterioração acelerada das atividades locais. Após dialogar com a comunidade definimos o curso de ação de reorganizar a identidade e o posicionamento do distrito turístico e o Place Branding foi o caminho mais bem avaliado.

Eu já conhecia a Bloom de outras interações e mesmo assim o trabalho tem superado as expectativas e atingido um nível realmente excepcional. Caio, Mariane e equipe entregam não apenas competência técnica ímpar, mas também muita empatia e uma forma única de abordar as pessoas que vem transformando todo o contexto. 

Nosso cenário é de desalinhamento de interesses e a Bloom vem sendo fundamental para abrir o diálogo, ocorre que o apontamento de caminhos possíveis também vem suplantando a sensação de cansaço frente às iniciativas frustradas de articulação da governança local.

Estou muito esperançoso pelo futuro e grato pela parceria com a Bloom!”

Vinicius Quintão – Prefeitura de Nova Lima

Uberaba – MG

Sebrae e Prefeitura de Uberaba nos contrataram para construir a marca-cidade  e o plano de desenvolvimento estratégico para a importante cidade do Triângulo Mineiro. A cidade já é reconhecida como Terra de Gigantes (por conta de Chico Xavier, o boi Zebu e dinossauros) e o desafio era justamente encontrar novos vetores capazes de atrair mais visitantes e reter e atrair talentos.

Soudah – Arábia Saudita

Projeto desenvolvido enquanto Bloom Brasil, em parceria com a Bloom Global, para um plano de experiências no espaço público, dentro de uma estratégia maior de place branding.

BH Gastronomia

Contratação por meio de um convênio firmado entre a Belotur e o Sebrae Minas, para construir a marca da gastronomia da capital mineira. O objetivo era desenhar o conceito e a estratégia para fortalecer a gastronomia de Belo Horizonte e, com isso, reforçar o título de Cidade Criativa da Gastronomia, designação concedida a BH pela Unesco. Foram 6 meses de imersão profunda, que contou com um amplo engajamento da sociedade civil, gestão pública, entidades e representantes do segmento gastronômico.

“O Sebrae contratou a empresa para desenvolver o posicionamento da marca da gastronomia de Belo Horizonte. O que me chamou a atenção foi o método que eles utilizam para a coleta de informações e pesquisa, o processo de  engajamento e o número de workshops realizados com a comunidade lideranças, empresários e stakeholders do projeto. 

E depois como tudo isso é consolidado num diagnóstico para a construção do posicionamento feito com base nas impressões diretas de frequentadores, consumidores, turistas, moradores e empresários de Belo Horizonte. A gente gostou muito do trabalho e o próximo desafio será implementar todo posicionamento, e mais uma vez contaremos com a ajuda da consultoria para isso.”

Renato Lana – Sebrae – BH Gastronomia

“Através de uma parceria com o Sebrae-MG, a Belotur teve a possibilidade de contratar o primeiro estudo de place branding de uma cidade criativa brasileira da Unesco para a gastronomia de Belo Horizonte.

A Bloom Consulting com sua larga experiência e expertise trouxe insumos de grande relevância para que a cidade possa pensar esse setor da economia criativa como um projeto de cidade baseado em coletas de diversas fontes de informações. 

Com certeza esse trabalho irá guiar por muitos anos o planejamento dos gestores públicos e privados desse ecossistema permitindo uma comunicação mais assertiva junto aos moradores e turistas que vivenciam as experiências de sabor dessa culinária tão relevante no Brasil”

Marcos Boffa – Belotur 

Patos de Minas – MG

A Prefeitura e o SEBRAE-MG nos contrataram para o projeto de city branding para Patos de Minas. A cidade, protagonista no Alto Parnaíba e reconhecida pelo agronegócio, precisava identificar quais outros ativos, além desse único vetor, poderiam atrair e reter novos talentos, promover o turismo e criar novas oportunidades. Durante meses, fizemos uma imersão profunda na cidade, realizando diversos workshops de cocriação com a comunidade, que serviram de base para a estratégia construída. O resultado se traduziu em 42 projetos de ativação de marca-lugar. Além disso, Patos de Minas foi a primeira cidade a receber o place strategic foresight (mapeamento de cenários futuros), mostrando como a estratégia construída pode ser adaptada a novos cenários e contextos, reforçando seu caráter dinâmico e adaptável.

“A oportunidade de implantar um projeto de branding em uma cidade é a chance de extrair tudo aquilo que ali existe de melhor e de forma estratégia, poder comunicar todo este poder, seja para valorizar a comunidade, seja para potencializar a comunicação e atração de investimentos. Através da parceria com a Bloom conseguimos encontrar bons caminhos e materializar nossos sonhos para o Desenvolvimento de nossas Cidades!’

Marcos Geraldo Alves -SEBRAE

“A Bloom Consulting nos atendeu de forma muito satisfatória com a consultoria em Place Branding para a cidade de Patos de Minas, em Minas Gerais. A sua experiência e expertise no tema trouxram as credenciais necessárias para um trabalho que envolvem a sociedade civil organizada, poder público, iniciativa privada e academia. Os resultados foram exitosos, através do engajamento dos atores e do material que recebemos que nos auxilia e muito na execução da continuidade.

Fomos muito atendidos pela Mariane, Caio e toda equipe.”

Jessica Viana – Sebrae 

Riyadh – Arábia Saudita

Projeto desenvolvido enquanto Bloom Brasil, em parceria com a Bloom Global, para um plano de experiências no espaço público, dentro de uma estratégia maior de city branding.

Paracatu – MG

Em 2021, fomos contratados pela Prefeitura de Paracatu e pelo SEBRAE-MG para desenvolver o city branding de Paracatu, no noroeste de Minas. A cidade precisava desenvolver um plano estratégico para o futuro, independente da mineração, que encerrará as atividades em 2030.

Foram 5 meses de trabalho com um enorme engajamento comunitário, que gerou 2 mil ideias e resultou em um plano de ativação com 34 projetos distribuídos em 6 macro iniciativas: políticas de marca-lugar, digital city branding, engajamento comunitário, engajamento de stakeholders, place marketing e placemaking.

Campo Grande, MS

O projeto contratado pela Prefeitura de Campo Grande, junto com o SEBRAE-MS e viabilizado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), tinha como objetivo criar um novo posicionamento para a principal rua do centro de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, Brasil. 

Além do posicionamento, era essencial a criação de novos vetores de desenvolvimento, além do corredor comercial tradicional, ameaçado diante da pandemia que avançava no Brasil.

O projeto contou com uma extensa participação popular, impactando aproximadamente 20 mil pessoas durante 4 meses de trabalho e gerando 2 mil ideias. O resultado foi um novo conceito para a Rua 14 de Julho e a região central da cidade, além de diretrizes para a ativação do espaço público, trazendo ainda mais vida para a região.

O Moinho – Juiz de Fora, MG


O Moinho, originalmente um moinho de trigo, tinha como ideia inicial a construção de um shopping. Após reuniões preliminares com os clientes e o engajamento da comunidade local, numa área fragilizada da cidade, ficou clara a disponibilidade para um projeto de grande impacto social, além da necessidade de uma nova centralidade para apoiar o desenvolvimento da região. Contribuímos para um novo modelo de negócio, criamos o posicionamento, as diretrizes de ocupação dos espaços públicos e privados, e alinhamos o projeto arquitetônico ao novo posicionamento. O projeto, definido como um “centro da vida coletiva”, se estrutura em 4 eixos: educação, moradia, saúde e comércio, todos alinhados pelo propósito de impacto social que permeia todo o projeto. Os eixos visam fortalecer as características e o saber-fazer local, servindo como uma nova centralidade que conecta a região ao resto do mundo.